Projeto Vida Saudável: Brasileiros estão optando por Cardápios com mais Frutas, Verduras e Legumes

22 de abril de 2016

Brasileiros estão optando por Cardápios com mais Frutas, Verduras e Legumes

Escola CEAV Jr. investe na alimentação saudável por meio de projeto onde os alunos ajudam no preparo dos lanches 
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, para a Associação das Empresas e Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), apontou que os brasileiros estão optando por um cardápio mais colorido com verduras, legumes e frutas, ou seja, alimentos saudáveis. Durante o levantamento, 4560 entrevistas foram feitas em 51 cidades (23 capitais), com donos de restaurantes, bares, lanchonetes e padarias. Pelo menos 53% dos entrevistados notaram aumento na procura por frutas pelos clientes; 61% observaram que os clientes estão comendo mais verduras e legumes e 65% perceberam que cresceu o consumo de sucos naturais.
Adquirir hábitos alimentares saudáveis cada vez mais é uma realidade na rotina de pessoas de todas as idades. Pensando na importância de introduzir desde cedo esse hábito nas crianças, a escola de Educação Infantil CEAV Jr. firmou parceria com uma empresa especialista na área para ‘educar’ o paladar dos alunos e ajudar os pais nessa tarefa:
“Essa educação alimentar na escola é feita por meio de lanches, almoço e jantar saudáveis. Por meio do projeto Cozinha Experimental as crianças são convidadas a colaborar no preparo de doces, gelatinas e sucos, mas tudo com ingredientes como frutas, legumes e verduras”, explica Silvana Ferreira, diretora pedagógica da unidade Águas Claras do CEAV Jr.
Veja:
>> 10 Dicas para melhorar a Alimentação das Crianças
Silvana admite que é difícil fazer as crianças trocarem, por exemplo, batatas fritas por brócolis, tomate e alface. A solução, segundo ela, está nas cores dos alimentos: o prato deve ser o mais colorido possível.
 “Aos poucos os pequenos já sabem que a refeição deve ter, no mínimo, cinco cores. Algumas crianças contam que nunca comeram frutas, e que não gostam de legumes ou de salada verde de jeito nenhum. Mas aos poucos mudam de opinião e pedem refeições como caldo verde de mandioquinha com couve, salada de frutas, tapioca, sucos naturais e espinafre refogado com cenoura”, afirma.
O projeto ‘Cozinha Experimental’ é realizado em espaço próprio para a preparação dos pratos, como acontece também na unidade do CEAV Jr. em Taguatinga.
“O forno, o microondas e o fogão ficam longe do alcance dos alunos”, explica a diretora pedagógica da unidade Taguatinga, Roberta Bueno, que acrescentou: “Na escola fazemos nossa parte e precisamos que os pais ajudem oferendo alimentos saudáveis em casa também. A beterraba, por exemplo, pode ser inserida em diversas refeições, como com arroz, no suco, na gelatina e refogadinha com outros legumes. É importante que as crianças aprendam a gostar de sabores saudáveis”.


Gostou da Dica? Curte

Instagram: @erikasl24

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela Visita, deixe seu comentário e ficarei feliz! Bjokas Fofas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *