Projeto Vida Saudável: Cuidados Necessários Durante a Corrida

28 de setembro de 2016

Cuidados Necessários Durante a Corrida

correr para emagrecer
Procurar orientação profissional e conhecer as técnicas corretas influenciam nos resultados da atividade
A corrida se tornou um exercício físico muito praticado e procurado por pessoas que querem perder peso e ganhar condicionamento físico. No entanto, existem diversas atitudes que podem facilitar e potencializar a atividade, sem sobrecarregar o corpo. O treinador da Technogym, Pérsio Schiapim, afirma que alguns cuidados são necessários para a prática do exercício.
Segundo o treinador, quatro fatores são essenciais para quem está começando a correr: paciência, persistência, foco e disciplina. É importante tomar cuidado com metas a curto prazo, já que toda atividade cíclica deve progredir com cuidado para não ocasionar em problemas como lesões, baixa resistência ou alguma disfunção metabólica. Além disso, é essencial conciliar a rotina de treinos com a vida pessoal e profissional.
Procurar orientação profissional e seguir um programa de treino que envolva a parte técnica, fortalecimento e alongamento são indispensáveis. Outro ponto importante é estipular metas pessoais de curto, médio e longo prazo. Além de encontrar motivadores para seguir firme na busca dos objetivos. De acordo com Pérsio, qualquer pessoa pode começar a correr, desde que tenha realizado testes de aptidão, exames clínicos e respeite seus limites.
Além disso, existem formas corretas de correr.  "Correr com técnica, permite previnir lesões, controlar o esforço para retardar a fadiga e produzir melhor desempenho na modalidade”, diz Pérsio.
É importante utilizar toda a base dos pés, desde o tornozelo até os dedos. Os tornozelos também devem estar relaxados para uma transferência de peso suave na transição da passada, para minimizar os impactos e diminuir a sobrecarga nos tecidos musculares e articulações.
Os joelhos devem estar elevados, para promover uma melhor transição entre um passo e outro. Os cotovelos e ombros devem estar relaxados, enquanto os cotovelos devem ficar em ângulo de 90 graus, os ombros devem mobilizar as escápulas no ritmo das passadas, para poder realizar um movimento de pêndulo com os braços.


>> Goji berry Funciona? Como Usar
A musculação também é fundamental para que os iniciantes possam praticar a atividade com menor risco de lesões e ter um melhor desempenho. Os exercícios educativos e corretivos melhoram a técnica, os exercícios de propriocepção protegem as articulações, tendões e ligamentos e os exercícios de mobilidade e estabilidade melhoram a integração do sistema neuromuscular.
Em síntese, é importante ressaltar que existe o princípio da individualidade biológica no trenaimento, no qual cada pessoa possui caracteristicas próprias que influenciam diretamente na resposta aos estímulos. Dessa forma, é essencial realizar testes de aptidão e ter o acompanhamento de um profissional da área para garantir maiores benefícios. 

Compartilhe com as amigas ( agora via whats também): 

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela Visita, deixe seu comentário e ficarei feliz! Bjokas Fofas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *